A Organização Pan-americana da Saúde (OPS) criou um aplicativo para dispositivos móveis e computadores que calcula o risco de desenvolver uma enfermidade cardiovascular em um período de dez anos. As enfermidades que pode prognosticar são, entre outras, o infarto de miocárdio, a angina de peito e o acidente vascular cerebral.
O objetivo da app, chamada Calculadora de Risco Cardiovascular, é colaborar com o trabalho dos profissionais de saúde para calcular mais rápido qual é o risco de que o paciente adquira uma enfermidade cardiovascular. Por sua vez, a ferramenta móvel procura que os usuários possam determinar a necessidade de realizar uma consulta médica quando o risco de enfermidade for médio ou alto.
«»A Calculadora de Risco Cardiovascular ajuda os médicos a fazer um cálculo rápido da situação de seus pacientes e a analisar com eles estratégias para reduzir suas probabilidades de desenvolver uma destas enfermidades”, destacou Pedro Ordúñez, assessor em Enfermidades Cardiovasculares da OPS/OMS. “Também está projetada para oferecer sugestões a aqueles que queiram melhorar e controlar sua condição cardiovascular”, acrescentou.
Para prevenir o desenvolvimento de enfermidades, o aplicativo inclui estratégias para modificar, melhorar e controlar a condição cardiovascular dos usuários, calcula o índice de massa corporal e dispõe de uma série de lembretes para evitar interromper o tratamento medicamentoso. No entanto, deve-se ter em conta que o app não substitui a consulta médica.
A Calculadora de Risco Cardiovascular está disponível de maneira gratuita para PC, iOS e Android. Se quiser baixá-la, clique aqui.