Através de seu Programa de Competitividade e Inovação, a Comissão Europeia está financiando um projeto temático que busca impulsionar a adoção de estratégias comuns para certificar soluções de interoperabilidade na era da saúde eletrônica.
O objetivo da iniciativa, denominada Rede Antílope, é definir e validar guias e recomendações técnicas comuns em certificação e etiquetado de soluções na área regional, nacional e continental.
De acordo com a informação da Administração Sanitária Regional da Espanha, diversas organizações internacionais estão trabalhando em conjunto a fim de promover e fomentar ferramentas e testes para a adoção da e-health no território europeu.
O Portal de Saúde da Junta de Castela e Leão (SACYL) está desenvolvendo uma estratégia de interoperabilidade baseada em padrões aplicáveis à e-health, como o projeto de gestão editorial de recursos terminológicos ou o desenvolvimento do Prontuário Médico Eletrônica de Atendimento Especializado.
Entre os principais projetos desenvolvidos destacam-se:
-O lançamento de um identificador único e inequívoco de pacientes que cruza a informação dos usuários gerada na área de Atenção Primária e Especializada.
-A centralização do Prontuário Médico Eletrônico de Atenção Primária Medora, que permite acessar a informação do paciente independentemente do centro de saúde onde tenha sido atendido.
-A consolidação dos centros de produção de dados.
-A instalação de um servidor de terminologias como elemento coordenador da informação armazenada nos diferentes aplicativos dos dispositivos assistenciais.
Atualmente estão elaborando um repositório único de dados clínicos que conterá a informação transversal relevante dos pacientes em formatos de padrões internacionais.
Fonte: Agência Ibero-americana para a difusão da Ciência e da Tecnologia