O primeiro Vademécum Nacional de Medicamentos online já está disponível

Medicamentos

Por Paulina De Cesare 

A Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica (ANMAT) e o Programa de Atendimento Médico Integral (PAMI) apresentaram o novo Vademécum Nacional de Medicamentos (VNM) online. Esta ferramenta, contemplada dentro do projeto global do Sistema Nacional de Traçabilidade de Medicamentos, permite que usuários e profissionais consultem de forma online todos os medicamentos comercializados na República Argentina.

“O VDM foi criado com o objetivo de poder proporcionar informação ao cidadão e substituir o que está direcionado exclusivamente a profissionais da saúde”, descreve Roberto Sierras, diretor de Gestão de Informação da ANMAT. 

Com o objetivo de centralizar as atualizações dos diferentes medicamentos, neste primeiro Vademécum oficial será possível visualizar as especificações técnicas dos mesmos: seus princípios ativos, as condições de consumo, as vias de administração, e suas apresentações disponíveis, entre outras. Além disso, proporciona uma imagem do produto e sua apresentação, e habilita o download dos respectivos prospectos.

Por sua vez, e graças a uma disposição da Secretaria de Comércio, este aplicativo inclui o preço sugerido de comercialização dos produtos. “Até agora, não existia uma ferramenta de caráter público que disponibilizasse os preços”, detalha Sierras. O site também oferece informação sobre a disponibilidade da droga no mercado e, no caso de ficar sem stock, especifica se é uma falta momentânea ou por descontinuação.     

Através desta plataforma, os pacientes, doutores e farmacêuticos poderão verificar se há restrições de uso e/ou de comercialização sobre o medicamento receitado e se está englobado pelo Sistema Nacional de Traçabilidade de Medicamentos. De fato, as instituições afirmaram através de um comunicado que um dos principais objetivos desta iniciativa é promover uma alternativa eficiente para cumprir o papel de fiscalização, controle e vigilância.     

“O novo Vademécum marca um antes e um depois, já que se trata do primeiro aplicativo compartilhado entre diferentes organismos governamentais pensado para o cidadão”, expressa Sierras. Por último, o diretor de Gestão de Informação da ANMAT destaca que o projeto se encontra em sua etapa de implementação e que ainda falta muito por fazer.

ANMAT projeta incluir mais dados referidos aos medicamentos em sua nova plataforma online, como o logotipo que indica livre de glúten e advertências de efeitos secundários. 

O novo Vademécum em números

Até o momento, foram ingressados ao VNM um total de 49.181 medicamentos, dos quais 17.856 são comercializados no país. Isso significa que existem 23.376 produtos que não possuem a autorização de comercialização na Argentina mas que se encontram em circulação. Esta nova ferramenta é, então, fundamental para evitar o consumo de drogas ilegais. 

O Vademécum conta também com um total de 216 laboratórios que ingressaram suas produções ao sistema. Desde PAMI, calculam que são efetuadas mais de quarenta mil consultas diárias de medicamentos através da web, e oitenta mil transações por dia.

Ainda assim, dentro da mesma web se adverte que certos dados podem estar ainda em processo de validação. É por isso que a ANMAT oferece aos usuários um e-mail e um telefone (0800-333-1234) caso não se visualize o resultado completo de uma busca e seja necessário realizar una consulta. 

PAMI como provedor de tecnologia

O projeto do novo Vademécum Nacional de Medicamentos é inserido durante um programa recente do PAMI que aposta em uma mudança de paradigma através da inclusão da tecnologia ao sistema de Saúde. 

Segundo está especificado na página oficial, o sistema ITPAMI (Inovação Tecnológica no PAMI) é uma estratégia transversal ao instituto, que tem como objetivo gerar projetos de tecnologia em relação à saúde e à implementação de eHealth. Por este motivo, PAMI colaborou com a criação do VNM. Sua função tem sido oferecer a tecnologia que a plataforma requer, virtualizar os dados da mesma e mantê-la atualizada constantemente.

Please follow and like us: