Com o objetivo de fomentar atividades de investigação e estimular a implementação de projetos tecnológicos no sistema de Saúde, um grupo de seis profissionais das Tecnologias da Informação e da Comunicação construiu a Associação de Investigadores de eSaúde (AIES).
“A Associação surge perante a necessidade de criar um grupo multidisciplinar de profissionais sanitários relacionados com a eSaúde para que possam potenciar a investigação, a formação e o networking”, expressa o dermatologista Sergio Vañó, presidente da AIES.
Na prática, a AIES se ocupará da realização de estudos e publicações, organizará eventos e realizará capacitações a profissionais da Saúde. Além disso, oferecerá consultoria no desenvolvimento de tecnologias sanitárias, como aplicativos, softwares e dispositivos.
“A intenção é ter um alcance global, porque pretendemos realizar atividade tanto em nível público como privado”, destaca Vañó. E destaca que se bem é indiscutível o avanço da eHealth, ainda falta rigor científico e avaliação do impacto.
Neste momento, a organização está trabalhando em vários projetos educativos, na avaliação de sistemas telemedicina e no desenvolvimento de wearables.