Prontuario Eletronico do Paciente (PEP/ EHR): Electronic Health Record, refere-se aos meios eletrônicos que arquivam e transmitem os registros médicos dos pacientes, tais como dados demográficos, histórico médico, análises de laboratórios, radiografias, escaneios, prescrições de medicamentos e toda a informação relevante para o cuidado do paciente.
História clínica pessoal (PHR): Personal Health Record (PHR)é a ferramenta que permite o paciente gerenciar seus registros médicos por sua própria conta.
Intercâmbio de Informação médica (HIE): Health Information Exchange refere-se à transmissão de dados entre diferentes áreas da saúde na mesma instalação ou entre estabelecimentos separados por longas distâncias.
Telemedicina: a transmissão de informação médica que se realiza por meio de tecnologias da telecomunicação: pode tratar-se tanto de uma simples discussão entre um médico geral e um especialista acerca de um determinado caso em uma linha segura, assim como de procedimentos remotos de altos graus de complexidade, até exames através de imagens digitais. Esta prática resulta particularmente prometedora para as geografias rurais.
Prescrição eletrônica: Electronic Prescribing é uma ferramenta que permite processar e comunicar eletronicamente a prescrição de uma medicação entre os fornecedores e as farmácias. Pode tratar-se tanto de um produto en si mesmo ou incorporar-se às aplicações de História clínica eletrônica (EHR).
Entrada de ordem médica computadorizada (CPOE): Computerized Physician Order Entry é uma ferramenta utilizada principalmente nas hospitalizações e que permite realizar as ordens de medicamentos e testes de laboratório eletronicamente. Originalmente foi uma aplicação individual, mas atualmente se incorporam nos sistemas de EHR.
Organização de Informação médica regional (RHIO): Regional Health Information Organization refere-se a grupos de instituições de cuidado da saúde que se localizam na mesma área geográfica e que compartilham uma rede estandardizada de informação eletrônica para intercambiar informação médica.
Sistemas de apoio a decisões clínicas. Clinical Decision Support Systems são ferramentas de software que assistem aos provedores de cuidados de saúde com conselhos sobre as melhores práticas para determinadas situações dos pacientes, baseadas en informações individuais sobre cada paciente e uma base de dados de procedimentos recomendados. Estas capacidades atualmente se encontram incorporadas em produtos de EHR, CPOE, e eRx.
Fonte: Legislative Analyst’s Office, Promoting Health Information Technology in California, Feb. 2007
Tradução: E-Health Reporter