Novas experiências do mundo em telemedicina foram apresentadas na Universidade de Caldas

Telemedicina

Mais de 300 assistentes,10 conferencistas internacionais do Chile, Venezuela, Brasil, México e Espanha junto com outros 6 dissertadores colombianos participaram do II Simpósio Internacional de Telemedicina, entre 3 e 4 de novembro de 2011 na Universidade de Caldas.

 

O objetivo principal do encontro foi promover o trabalho em rede sobre temas de medicina à distância.

 “Durante o simpósio concretizaram-se dois eventos muito importantes: a firma de um acordo de cooperação entre os grupos de telessaúde da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), e da Universidade de Caldas, e o lançamento do Mestrado Interuniversitário em Telemedicina”, comentou Fernando Álvarez, Diretor do grupo Telessaúde da Universidade.

O evento foi presidido por Ricardo Gómez Giraldo, Reitor da Universidade de Caldas e contou com a participação de Dolly Magnolia González Hoyos, Decana da Faculdade de Ciências para a Saúde da Instituição, e José Esteban Garcia, Diretor de Estudos de Ciências da Saúde da Universitat Oberta de Catalunya (UOC), localizada na Espanha.

“Pudemos conhecer as melhores experiências do mundo, compartilhar a nossa como uma das melhores, aprender muito e manter vivo o processo do grupo Telessaúde como uma alternativa permanente do século XXI”, comentou Gómez Giraldo.

Também participou Fernando Álvarez, Diretor do grupo Telessaúde da Universidade de Caldas; Andrés Fernández, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), e o Diretor do Mestrado Interuniversitário em Telemedicina da UOC.

 

Conclusões dos protagonistas

 

Ricardo Gómez Giraldo, Reitor da Universidade de Caldas: “Esta é a demonstração da maturidade do processo do grupo Telessaúde em todo o serviço de telemedicina que faz a U. de Caldas, é a confiança no processo que a Instituição adianta à Colômbia e é um mérito para os professores e os funcionários que trabalham em torno desse processo, que nos impõe seguir crescendo”.

Fernando Álvarez, Diretor do grupo Telessaúde da Universidade de Caldas: “O grupo da Universidade Federal de Minas Gerais é o que talvez tenha a maior experiência no mundo em telemedicina, com uma cobertura de 600 municípios no Brasil”.

Luiz Ary Messina, Coordenador Nacional de Rede Universitária de Telemedicina do Brasil (Rute): “A Colômbia está preparada e com muitos avanços a partir de suas universidades para desenvolver um programa nacional de telessaúde, para assistência às populações em lugares remotos e para melhorar, além de garantir, que as equipes de saúde tenham uma capacitação continuada e permanente”.

José Esteban García, Diretor de Estudos de Ciências da Saúde da UOC: “A OUC foi a primeira universidade completamente online. Nosso esforço foi desenvolvido pela própria universidade, mas somos uma instituição aberta que trabalha em 67 países com 62 mil alunos. Nenhuma universidade pode aceitar fronteiras para o conhecimento e é uma honra fazer parte deste grupo”.

Andrés Fernández, da Cepal: “Uma das tarefas mais importantes é poder convocar especialistas de todas as áreas para contribuir a tomar decisões de formulação de políticas públicas, pois as iniquidades na América Latina, sobretudo na área de saúde, são muito grandes”.

 

Ver artigo original para baixar áudios e fotos aqui. (http://www.ucaldas.edu.co/index.php?option=com_content&view=article&id=6398:mejores-experiencias-del-mundo-en-telemedicina-se-exponen-en-u-de-caldas&catid=419:universidad-al-dia&Itemid=1039)

Fonte: Universidade de Caldas  

Please follow and like us: