Por Daniela Chueke
Para os estadunidenses, os temas mais convocantes foram o futuro da saúde na regulação da informação e as discussões sobre o que é factível esperar no setor da saúde depois das próximas eleições de 2012.
O discurso de abertura na Expo Center, a cargo de Biz Stone, co-fundador do Twitter, pré-anunciou com idéias notáveis o que seria o resto das jornadas, nas quais diariamente se pôde ver publicados em um grande painel no hall central, os tweets que sob a hashtag #HIMSS12 os assistentes foram compartilhando sobre as diversas conferências, workshops e sessões educativas.
Na quinta-feira, Farzad Mostashari, MD, Coordenador Nacional de Tecnologias da Informação da Saúde, fez anúncios importantes sobre as várias mudanças na política federal em relação aos critérios de uso significativo (meaningful use) e outros regulamentos.
Entre as novidades deste ano, as que mais chamaram a atenção do público foram o capítulo mHimss, dedicado às novas soluções de tecnologia móvel para a saúde, e, sem dúvida, a grande inovação foi a possibilidade de participar do evento sem ter que subir em um avião, graças à implementação das conferências virtuais.
Certamente os ecos do que foi este grande intercâmbio de ideias, conhecimentos e avanços em matéria de eHealth continuarão ressoando ao longo do ano que acaba de começar. Durante 2012, talvez haja oportunidade de saber o que aconteceu com tudo que fora compartilhado em Las Vegas, que decantará como soluções e contribuições relevantes para o crescimento do setor em nossos países.