Saúde digital para costarriquenhos

Notícias

O país dá um passo à frente em sua transformação digital, com a assinatura de um decreto executivo que envolve a aplicação da Saúde Digital em todas as suas acepções.

Embora a Costa Rica já tenha um longo caminho percorrido em termos de Saúde Digital, desde a implementação do Expediente Único de Saúde (Edus) da Caixa Costarriquenha de Previdência Social, o novo decreto, assinado na semana passada pelo Poder Executivo, concederá a governança de dados de saúde para o Ministério da Saúde, permitindo gerenciar, proteger, manter e usar esses dados de forma eficaz para gerar informações que melhorem a qualidade do atendimento.

Dessa forma, busca promover a geração de políticas, regulamentações e outras ações que impactem a saúde pública a partir de uma plena transformação digital.

Entre outras coisas, o decreto insta ao estabelecimento da estratégia de saúde digital do país, que definirá o rumo a seguir nos próximos 5 anos e seguirá as recomendações da OMS em sua estratégia de saúde digital 2020-2025, e criará um Comitê Técnico Assessor de Saúde Digital, composto por uma equipe interdisciplinar e interinstitucional, dos setores público, privado e misto.

Por sua vez, o Ministério da Ciência, Inovação, Tecnologia e Telecomunicações (MICITT) apoiará a iniciativa desde a construção do Roteiro Digital para o setor da Saúde, e em temas fundamentais como conectividade, interoperabilidade, identidade digital e cibersegurança.

Fontes:

Ministerio de Salud Costa Rica

Micit

Please follow and like us: