Avança a implementação da estratégia do Prontuário Eletrônico Integrado em nível Nacional

Notícias

Com a nova assinatura do convênio de Prontuário Eletrônico Integrado com o Conselho Estadual de Saúde, consolida-se esta ferramenta, que centraliza, em formato digital, a informação de saúde das pessoas e constitui um avanço na integração do sistema de saúde.

A Ministra da Saúde da Argentina, Carla Vizzotti, assinou um acordo marco com o Conselho Estadual de Saúde e Previdência da República Argentina (COSSPRA) para a implementação do Prontuário Eletrônico Integrado (HSI), uma ferramenta que contém todas as informações referentes a os processos administrativos e clínicos de uma pessoa, de forma centralizada e em formato digital nos centros aderentes à plataforma.

As jurisdições e domínios —estabelecimentos de saúde, previdência e convênios médicos— podem aceder gratuitamente à utilização do HSI mediante o marco da assinatura deste acordo. Até o momento já são 16 jurisdições que o assinaram: Chubut, Buenos Aires, Tierra del Fuego, Misiones, Neuquén, Tucumán, San Juan, Corrientes, Entre Ríos, La Pampa, Río Negro, Santa Cruz, Santiago del Estero, Jujuy, Santa Fé e La Rioja.

“É importante que se saiba que o HSI está disponível, é gratuito, seguro e de código aberto, e que representou uma sinergia muito poderosa por parte do Estado, porque foi realizado a partir de um esforço conjunto entre a universidade pública e o Ministério da Saúde”, destacou Vizzotti.

O HSI permite ordenar e padronizar as informações do paciente, facilitar a referência e a contrarreferência –tanto entre o primeiro e o segundo nível de atenção como e entre jurisdições– e agilizar o trabalho do profissional de saúde, que pode ter informações completas sobre o paciente durante o atendimento.

Além disso, permite que profissionais e equipes de saúde de unidades básicas de saúde tenham acesso facilitado a informações estatísticas para análise de seu trabalho e geração de artigos e publicações científicas.

Fontes:

argentina.gob.ar

Please follow and like us: