Gestores de saúde e coordenador do Núcleo São Paulo do Telessaúde Brasil Redes iniciam discussões para implantação do programa na região Araçatuba

Telemedicina

Micheline Galvão

 Para Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaude

Um grupo de gestores do consórcio do Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS-2), que compreende 40 municípios do estado de São Paulo, visitou no dia 29 de fevereiro de 2012, a Faculdade de Medicina (FM) da Universidade de São Paulo (USP), para uma reunião com o professor Chao Lung Wen, Chefe da Disciplina de Telemedicina (DTM) da FMUSP e coordenador do Programa Telessaúde Brasil Redes – Núcleo São Paulo.

Para atuar no programa, os gestores foram orientados pelo professor Chao a formar um grupo executivo, que compreenderá três grandes áreas: comunicação e motivação, tecnologia e articulação institucional. Esse foi o primeiro grupo a se reunir com o professor Chao após a publicação da nova Portaria, de outubro de 2011, que institui o Componente de Informatização e Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica no Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com a nova portaria, a informatização deverá assegurar a participação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Telessaúde Brasil Redes. As tecnologias de informação são voltadas para a qualificação das ações e serviços ofertados pelas UBS, a integração com os demais pontos de atenção da Rede e a educação permanente. O Telessaúde Brasil Redes na Atenção Básica tem como objetivo desenvolver ações de apoio à atenção à saúde e de educação permanente das equipes de atenção básica, por meio da oferta de Teleconsultoria, Segunda Opinião Formativa e Telediagnóstico.

O consórcio DRS-2 contará com o apoio do núcleo técnico-científico de Telemedicina e Telessaúde de São Paulo e terá à disposição todos os materiais educacionais e de prevenção a doenças (sequências de unidades de conhecimento do Homem Virtual), produzidos pela DTM-FMUSP para o núcleo São Paulo de Telessaúde.

Nesta primeira fase de implantação do programa, as atividades de teleassistência e diagnósticos serão providas pela equipe de 2ª Opinião Formativa do Núcleo São Paulo, até a formação de um núcleo técnico-científico do consórcio. Enquanto isso, a regional de Araçatuba vai selecionar profissionais de saúde, com formação em Saúde da Família, para atuar nos municípios. Em abril, está prevista uma oficina, coordenada pelo núcleo São Paulo de Telessaúde, para qualificar os profissionais que vão atuar no programa.

O professor Chao sugeriu que a estratégia de atuação voltada para a Atenção Básica em Saúde seja trabalhada a partir de quatro grandes eixos: redução da mortalidade materno e infantil; diabetes, hipertensão e aterosclerose; álcool e drogas; tele ECG com Telecardiologia. “Não trabalhamos com quantidade. A intenção não é termos o maior número de casos para serem contabilizados, mas sim atuar com os casos mais importantes que possam gerar mudanças de impacto na saúde”, explica o professor Chao.

Please follow and like us: