Indra desenvolve o primeiro hospital digital concessionado da saúde pública do Chile

Gestión de Salud

A solução constitui a primeira integração do IHS-Indra Saúde com SAP e converterá o La Florida no primeiro hospital que inicia suas operações cem por cento de forma digital no âmbito do Programa de Concessão Hospitalar do Ministério da Saúde do Chile, mediante a implantação de aplicações em todos os níveis assistenciais: ambulatório, emergência, hospitalização e bloco cirúrgico, entre outros, com todas as funcionalidades das estações assistenciais que darão conteúdo à história de saúde do cidadão. Além disso, a multinacional de TI fornecerá aplicativos para áreas de apoio, como laboratórios de análises clínicas, as transfusões de sangue ou anatomia patológica e soluções de suporte para as unidades críticas do hospital, incorporando a integração com monitores de sinais vitais e máquinas de anestesia para facilitar a visualização de informação em tempo real.

A solução integral da Indra também inclui a implantação de uma ferramenta de Business Intelligence como apoio à tomada de decisões e do ERP SAP para as áreas de gestão financeira, abastecimento, manutenção e conta corrente do paciente. Por outro lado, o projeto facilitará a interoperabilidade com os sistemas da rede do Serviço de Saúde e com os de entidades governamentais, tais como o Fundo Nacional de Saúde (FONASA) e o Sistema de Informação para a Gestão de Garantias Explícitas em Saúde (SIGGES ). Para isso serão utilizados padrões conhecidos internacionalmente que garantem a integridade e legibilidade da informação.

Trata-se de um projeto pioneiro no Chile no que se refere à implantação de uma solução global de e-saúde no primeiro hospital que o governo do país licitou durante o seu programa de concessões hospitalares. Esta iniciativa visa impulsionar o crescimento e modernização da rede assistencial nacional mediante a cessão da construção das instalações e operação dos serviços básicos não-clínicos e função TI dos hospitais, o Ministério da Saúde reserva-se à gestão clínica dos centros.

O governo chileno prevê licitar dez novos hospitais em um horizonte de dois ou três anos, pelo que o projeto adjudicado à Indra tem um valor estratégico fundamental perante uma possível padronização da solução de e-saúde no país.

O Hospital de La Florida estará localizado em um dos bairros com maior densidade de população do Chile e depende do Serviço Metropolitano Sur-Oriente, um dos 29 serviços de saúde no país. É também um dos hospitais que possui maior cobertura e complexidade na sua rede. Conta com uma superfície construída de cerca de 70.000 m², terá cerca de 400 leitos e atenderá às necessidades assistenciais de uma população de mais de 390.000 habitantes. A sua entrada em operação está prevista para março de 2013.

Outros projetos internacionais 

Nos últimos meses, a multinacional tecnológica implementou IHS-Indra Saúde no centro médico Makati (MMC), o hospital mais importante nas Filipinas, e também resultou adjudicatório de um grande projeto para os Ministérios de Saúde e Defesa do Reino de Bahrain, que abrange o desenvolvimento e operação global de todos os aplicativos de rede de seu Sistema Nacional de Saúde, incluindo tanto os hospitais como os centros de saúde. A solução de saúde Indra também está implementada em vários hospitais de Marrocos.

Please follow and like us: