Um convite ao empreendedorismo para os profissionais da saúde

Entrevistas

Por Daniela Chueke

Esta iniciativa surge da Unidade de Vinculação Tecnológica da Fundação Barceló e conta com o apoio do CEMA. O Incubando Saúde está composto por uma equipe de profissionais convencidos de que há uma grande quantidade de ideias que por desconhecimento ou falta de ferramentas e canais adequados, não conseguem chegar a uma etapa de desenvolvimento que gere impacto na sociedade. Perante essa necessidade, o Incubando Saúde, pretende se tornar um aliado estratégico para dar vida a essas ideias, capitalizando e orientando o conhecimento científico, para trasladá-lo do laboratório ao mundo real. O Incubando Saúde propõe a geração de um espaço de intercâmbio interdisciplinar onde os científicos, professores, estudantes universitários e profissionais do setor da Saúde para interagir com personalidades do mundo dos negócios, a fim de adquirir conhecimentos, experiências e ferramentas que promovam e facilitem a criação e o desenvolvimento de empreendimentos bem sucedidos e sustentáveis.

 

EHealth Reporter Latin America: O que motivou a criação do Incubando Saúde?

Axel Barceló: Procuramos propor uma mudança de pensamento dos profissionais da saúde. Queremos que pensem, percebam que suas ideias podem tornar-se projetos e que esses projetos podem ser realizados, não por terceiros, mas por si mesmos. Queremos convidá-los a pensar «»Posso ser eu quem faz isso»», e os profissionais que fazem parte do setor da saúde em geral não estão acostumados com isso.

EHRLA: E por que propô-lo, então?

AB: Porque estamos certos de que é o setor por excelência em receber inovação. Por isso assumimos o desafio de algo que achávamos que estava faltando: estabelecer um elo entre os investidores ávidos de novos e bons projetos para transformar em produtos que sejam comercializáveis com aqueles profissionais, estudantes e pesquisadores que são capazes de detectar determinados problemas e conceber as soluções. Queremos que suas ideias possam se tornar realidade, porque acreditamos que são eles quem melhor conhecem as necessidades do setor.

 

EHRLA: Como funciona?

AB: O Incubando Saúde proporciona um espaço de intercâmbio interdisciplinar onde os científicos, professores, estudantes universitários e profissionais do setor Saúde podem interagir com personalidades do mundo empresarial para adquirir conhecimentos, experiências e ferramentas que promovam e facilitem a criação e o desenvolvimento de empreendimentos bem sucedidos e sustentáveis.

EHRLA: Como escolheram os dez projetos selecionados da primeira convocatória, feita no ano passado?

AB: Recebemos 107 projetos da Argentina, do Brasil e da Espanha e selecionados os 10 que estão na etapa de pré-incubação após o painel de especialistas analisar uma a uma. O que foi avaliado foi o impacto social, o grau de inovação, a viabilidade do mercado, técnica e financeira e as capacidades do empreendedor ou dos empreendedores. Ficaram os projetos relacionados a diferentes áreas: Assistencial, Desenvolvimento de Produto, Farmácia, Higiene Hospitalar, Informática Médica, Instrumental Médico, Medicamentos, Nutrição, Ortopedia e Software. Ficamos muito impactados com o nível de inovação que propõem todos eles e que já estão fazendo parte da etapa de pré-incubação.

EHRLA: O Incubando Saúde é responsável pelo financiamento dos projetos?

AB: Não. O financiamento está sujeito à decisão dos investidores que compõem o nosso Club deHealth Angensl. Incubando Saúde, todo o coaching e o assessoramento tanto técnico como administrativo para que os selecionados possam desenvolver um plano de negócios sólidos e atraente para os investidores. Quero ressaltar também que os nossos coachs não recebem honorários, são motivados por um desejo de incentivar os profissionais da saúde para que adquiram as habilidades técnicas para colocar sua ideia em funcionamento e as habilidades necessárias para mover-se no mundo dos negócios.

AB: Esperamos receber candidatos de toda a região, e que esse formato que já tem seu segundo ano no país se expanda para outros países, porque acreditamos que o empreendedorismo nos profissionais da saúde deve ser incentivado a fortalecer um círculo vicioso que inclui oportunidades de desenvolvimento profissional, inovação, desenvolvimento de soluções para satisfazer as necessidades de saúde tanto locais como em nível internacional. Estão convidados a adicionar as suas ideias todos aqueles que tiverem um projeto que possa fornecer alguma solução real para os problemas de saúde da comunidade.

Notas relacionadas: Um projeto de Informática Médica foi eleito na primeira convocatória de empreendedores do Incubando Saúde

Please follow and like us: