Esses desafios que foram estudados por diferentes organizações como a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), as agendas de governo e multinacionais como a IBM, quem estima que para o ano de 2015 a quantidade de informação de saúde intercambiada por meios eletrônicos no mundo, superará o fluxo de informação dos setores financeiro, industrial, de comércio e do governo.
Unido a situações próprias do contexto Colombiano como: 1) a meta de conectividade proposta para as instituições vinculadas com o setor da saúde contempladas no Plano Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicações; 2) a obrigatória aplicação do prontuário médico único eletrônico antes do dia 31 de dezembro de 2013 (Lei 1438 de 2011) e 3) a implementação dos alinhamentos para o desenvolvimento da telessaúde (Lei 1419 de 2010), representam não só uma mostra da transformação que o setor da saúde requer, mas também os desafios que as diferentes organizações possuem e agentes pertencentes ao sistema. A Universidade del Rosario em Bogotá D.C. Colombia, conhecendo esses desafios e oportunidades de melhoramento do setor da saúde, com o apoio da datasalud informática SAS, reuniu expertos internacionais e nacionais em temas de interoperabilidade em saúde, padrões internacionais em saúde, prontuário médico eletrônico, tecnologias de informação e comunicação em saúde, entre outros, para oferecer o primeiro curso técnico de Prontuário Médico Compartilhado e Interoperabilidade em Saúde.
O programa acadêmico do curso foi programado para profissionais de diferentes disciplinas, entre os quais se encontram: diretivos do setor da saúde, profissionais do setor da saúde (médicos, fisioterapeutas, enfermeiras, odontologistas, salubristas públicos, etc), desenvolvedores de software aplicativo, administrativos, docentes universitários, engenheiros informáticos, engenheiros biomédicos, engenheiros eletrônicos, engenheiros industriais, e consultores vinculados com clínicas, hospitais, EPS, ARP; entre outros agentes. Este curso que foi ditado entre os dias 24 de Agosto e 3 de novembro de 2012, com um total de 100 horas de aula e contou com dezesseis (16) participantes, entre os quais se encontravam médicos, engenheiros informáticos, biomédicos, telemáticos e administradores, todos eles com experiência no setor da saúde e pertencentes a empresas como a Fundação Cardio Infantil, Instituto do coração de Bucaramanga, Compensar, Saludcoop, Heon, CLTech, Dinâmica Gerencial, Timed S.A, Jaime Torres e Cia, Casallas Engenheiros Assessores SAS, entre outras. Devido ao sucesso deste programa acadêmico, a Universidade del Rosario abrirá novas edições do curso no ano de 2013. Parabéns para este primeiro grupo de analistas de interoperabilidade em saúde, que receberam seu diploma no dia 3 de novembro de 2012. Um agradecimento especial à equipe de docentes do curso :Dra Nathalia Ortega (Colômbia).Eng. Mario Enrique Cortés (Colômbia).Eng. Diego Mauricio López PhD (Colômbia).Dr Alonso Verdugo (Colômbia).Eng. Emilio Alvarado (Colômbia).Sr Diego Kaminker (Argentina).Eng. Pablo Pazos (Uruguai).Dr Luís Miguel Marquez (México).Dra Selene Indarte (Uruguai).Dr Julio Lorca (Espanha).Dr Daniel Luna (Argentina).Eng. Dolores Ojeda Carreño (México).
Para mais informações entrar em contato com a linha InfoRosario Bogotá 4225321, fora de Bogotá com 01 8000 511 888 ou o celular 3202306178 ou escrever ao e-mail [email protected], [email protected] com seu nome,documento de identidade, endereço, telefone e e-mail.
Fonte: hl7es.blogspot.com.ar