O Hospital Samaritano adota modelo de farmácia com tecnologia inédita no Brasil

Sistemas de información clínica (HIS)

Com um investimento de R$ 2,5 milhões, os objetivos são aumentar a segurança do paciente, rastrear o medicamento dentro do Hospital, melhorar os processos da enfermagem, ampliar a produtividade e otimizar o espaço físico.

O projeto se divide em carrosseis de armazenamento composto por materiais e medicamentos; automatização Vertical e horizontal, que inclui dispensários de e-mails e pneumáticos, conexão central e farmácias com unidades de hospitalização de satélite. O serviço também oferece um novo conceito provisional de medicamentos injetáveis, de padrões de sala limpa completamente qualificado da zona, o que dá uma maior segurança na assistência.

«»Este novo modelo favorece não só a cadeia logística, mas também a assistência. Os funcionários de enfermagem podem dedicar-se mais ao cuidado do paciente, já que tem os materiais e os medicamentos mais utilizados segundo o perfil de cada setor disponível em unidades de hospitalização e recebam os medicamentos injetáveis em dose unitária, ou seja, pronto para ser administrado «», exemplifica o subministro do Samaritano Manager, Ana Paula Gomes de Melo.

De acordo com a fonte, os profissionais do setor de TI também foram beneficiados com a automatização que podem centrar-se em sua atividade clínica, deixando agir em funções operacionais, a interagir diretamente com a equipe multidisciplinar e pacientes. «»Hoje todos os pacientes recebem tratamento farmacológico informação relacionada de forma interativa, desde os farmacêuticos utilizam tablets no leito para passar as diretrizes necessárias»», conclui.

Fonte: Hospitalar

 

Please follow and like us: