Um centro ambulatório modelo em digitalização em Mar del Plata

Generales

Por Daniela Chueke

 

O Centro de Especialidades Médicas Ambulatórias de Mar del Plata promete converter-se em um modelo de implementação tecnológica digno de admirar. A razão? O nível de planificação prévia que permitiu chegar a uma abertura com grande parte de la tecnologia necessária implementada e em funcionamento. Germán Giles, diretor geral de Tecnologia Médica da Municipalidade de General Pueyrredón, com base no CEMA, teve sob a sua responsabilidade de projetar, eleger e coordenar o funcionamento de todo o equipamento médico e informático do CEMA e os sete Centros de Atenção Primária para a Saúde (CAPS) que atendem durante as 24 horas.

Junto com o subsecretário de Informática e Telecomunicações Eng. Renato Rosello, Giles projetou a implantação informática  em base a núcleos de informação que resolveram a interoperabilidade dos diferentes sistemas (HIS, RIS, LIS, PACS) e que tivessem a capacidade de permitir o crescimento sobre diferentes plataformas rapidamente no futuro. 

Como está equipado

O Centro possui um dos mais importantes sistemas, na América Latina, de digitalização, gestão e armazenamento de imagens médicas, dado pela firma Agfa e uma única plataforma informática Cardiopulmonar onde se realizam e informam, exames de ECG, MAPA, Holter, Espirometria e Ergometria, que fosse instalada pela firma Schiller através de seu distribuidor Conmil.

O HIS foi desenvolvido pela Universidade Tecnológica Nacional Regional Delta e todos os demais sistemas informáticos são integrados a este, para que os dados gerados nos equipamentos possam mostrar-se dentro do Prontuário Médico Digital.

Além disso, o centro possui o primeiro braço robótico no país para gestão de tubos de laboratório, da marca Siemens.

Por sua parte, os CAPS, contam com um avançado serviço de Radiologia que se entrelaça digitalmente com o CEMA para que os estudos sejam informados aos especialistas.

No Centro brinda-se à população o segundo nível de atendimento entre os CAPS e os hospitais públicos da zona e, como em todo o Sistema de Saúde Municipal, atende gratuitamente a todos os pacientes e só no caso em que o paciente for membro de um seguro de saúde lhe cobram as prestações à mesma.

O CEMA tem como objetivo “dotar o Sistema de Saúde Municipal de uma ferramenta que está direcionado à prevenção e diagnóstico precoce de enfermidades com alta qualidade, com um perfil sumamente tecnológico, e com o apoio de destacados profissionais médicos”, segundo explicou Giles, quem também destacou que para torná-lo possível foi fundamental haver  contado com o apoio e o trabalho do prefeito municipal Gustavo Pulti, o secretário de Saúde Dr. Alejandro Ferro e o subsecretário de Saúde Dr. Alejandro Cristaldi.

Finalmente Giles destaca: “Estamos em caminho de poder compartilhar informação de exames e consultas livremente entre estes estamentos de saúde, aprimorando os recursos e melhorando os diagnósticos médicos”.

Este modelo será replicado em outros pontos do país, segundo o informado pelo Ministério de Saúde da Nação.

Mais informações: Mardelplata.gob.ar

 

Please follow and like us: