Experiências uruguaias e chilenas de informatização em saúde

Generales

O começo da conferência, realizado na quinta 29 de novembro durante a VII conferência universitária em sistemas de informação de saúde no Hospital Italiano, teve como foco principal as «»Experiências de informatização em instituições de saúde»».

Por sua parte, o Dr. Bernd Oberpaurla, profissional do Chile, fez referência à gestão de informação clínica, e explicou o funcionamento da clínica Alemã de Santiago, assim como seu desenvolvimento médico: «»entre os nossos desafios como clínica criada em 1918 sem fins de lucro, queremos satisfazer 100% as necessidades de saúde das pessoas e informar sobre o desenvolvimento médico geral que, em muitos casos, se desconhece.»». Entre as conquistas de 2005 a 2012, a clínica tornou possível a integração com o laboratório, o funcionamento das áreas de anatomia patológica, endoscopias, ecografias e adequação de registros. Também foi feito um processo de definição de requerimentos e una análise de ofertantes com usuários clínicos finais.

Por sua parte, Jorge Gerez e J.C Bacigalupo, do grupo SEMM do Uruguai dedicados ao serviço de emergência móvel e ao atendimento médico extra-hospitalar, falaram da reestruturação dos sistemas de informação de como funciona uma rede de saúde no Uruguai. Dentro de sua diagramação, consideram fundamental controlar a quantidade de prestação e centralizar a informação em um só ponto: o paciente. «»Isso se dá através de objetivos fortes, sólidos e estabelecidos, através de uma organização funcional e técnica»», coincidiram ambos profissionais.

Por último, os expositores Julio Leivas e Alvaro Vero de FEMI Digital, Federação Médica do Interior, que após 45 anos de serviço continua avançando e agora transita à incorporação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) em seu serviço assistencial, indicaram que para integrar uma rede de saúde nacional, é necessária a inclusão social, a equidade e o direito humano, assim como a melhora no processo e a consolidação do conhecimento médico. Entre as novidades, os especialistas oriundos do Uruguai, explicaram que se estabeleceu uma solução full web, com multi-plataforma e uma multi-base de dados com grande interoperabilidade e conectividade.

Mais informações em:

www.alemana.cl,www.semm.com.uy,www.femisaluddigital.org.uy

Please follow and like us: