Destaques de saúde do CES 2013

Generales

No Consumer Electronics Show (CES) finalizado na sexta 11 de janeiro, foram exibidos os mais inverossímeis aparelhos capazes de monitorar a atividade física, detectar possíveis problemas de saúde, antes que os sintomas se declarem e encontrar soluções para doenças tão comuns  como a obesidade ou a diabete até condições médicas muito menos frequentes.

Uma tendência que se bem não é nova,e este ano destacou-se, é a «»gamification»» – que utiliza um modelo procedente da indústria dos vídeo games, pelo qual oferece ao usuário um sistema de pontos e recompensas que lhe permite cuidar da saúde e reduzir custos. Este tipo de aplicações são especiais para o público pequeno. Por exemplo, a empresa UnitedHealthcare apresentou um produto desenvolvido junto com a Konami Digital Entertainment, armado para ajudar a reduzir a obesidade infantil através de um novo jogo de dança que desafia os jovens a cumprir certas  propostas, ao mesmo tempo que realiza um monitoramento de sinais determinantes como o índice de massa corporal e a velocidade do gasto calórico.

Outras empresas lançaram iniciativas engenhosas baseadas em aplicações móveis para melhorar o atendimento à saúde.

O negócio do gigante do software SAP desenvolveu uma aplicação chamada «»Círculos de Cuidado»» que permite que um pai ou outro adulto, maneje o cuidado da saúde das crianças com uma grande quantidade de especialistas e outros.

O programa, que ainda não foi comercializado publicamente, mas está disponível de forma gratuita, foi desenvolvido por um funcionário da SAP para coordenar a interconsulta  entre vários especialistas para crianças que sejam afetados por doenças raras.

A aplicação pode ajudar a pessoas com necessidades especiais e a empresa está trabalhando com a Associação de Alzheimer e a Fundação de Câncer de Mama para gerar interesse na plataforma.

A partir de agora, a aplicação não é parte de um esforço para gerar rendas, senão que a SAP está pensando em como trabalhar no prontuário médico eletrônico, disse um porta-voz da empresa.

Outros expositores no CES mostraram fitas para os braços e outros aparelhos similares que permitem rastrear indicadores como a frequência cardíaca, ou supervisar em tempo real o açúcar no sangue para pessoas com diabete. Outra empresa apresentou um garfo digital que controla a ingestão de calorias e vibra se seu usuário estiver comendo demais e muito rápido.

 

Noticias relacionadas: Um espaço exclusivo para a saúde digital dentro do CES2013

Please follow and like us: