Novo Programa de Valorização dos Profissionais de Saúde por Educação Interativa à Distância e Teleassistência

Generales

Um dos objetivos da aliança firmada com a Telefônica Vivo é compartilhar a excelência do conhecimento acadêmico e científico da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) com todo o País, contribuindo para o fortalecimento da assistência à saúde brasileira. Para alcançar este propósito, está em estruturação o Programa de Valorização dos Profissionais de Saúde por Educação Interativa à Distância e Teleassistência, que utilizará recursos de Tecnologias Educacionais Interativas (TEI) em dispositivos móveis (mobile-health) como tablets, smartphones e ultrabooks, organizando o processo de educação em qualquer lugar e a todo momento (conceito da Educação 3.0).

A aliança foi oficializada em cerimônia realizada na FMUSP no dia 20 de março, com a presença do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri; do Coordenador da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos de Saúde, Sérgio Swain Müller; do Diretor em Exercício da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior; do Diretor-Geral da FFM, Prof. Dr. Flavio Fava de Moraes; do Chefe da Disciplina de Telemedicina da FMUSP, Prof. Dr. Chao Lung Wen, e do Presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos Valente; entre outros diretores e executivos da Telefônica Vivo.

Para o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, a otimização do sistema de saúde é uma grande prioridade do Governo do Estado. «»A agilidade na comunicação, na educação, no atendimento e na marcação de consultas é necessária e atende aos anseios do cidadão, uma vez que pesquisas comprovam que a maioria da população brasileira considera a área da saúde prioritária em sua vida»», afirmou o Prof. Giovanni. «»A educação à distância aproxima os profissionais da Atenção Básica dos centros especializados sem o ônus de deslocamentos desnecessários (perda de tempo e custo financeiro) para encontros presenciais, revertendo estes investimentos para o bem-estar da população»», completou.

«»A FMUSP está em constante processo de modernização dos recursos utilizados no aprendizado da técnica médica e esta parceria sela mais uma meta conquistada»», explicou o Prof. José Otávio. «»O Programa de Valorização dos Profissionais de Saúde potencializará a interatividade e o estudo colaborativo dos alunos e profissionais»», complementou.

Parceria

Inicialmente, a empresa disponibilizou 60 chips 3G Plus para tráfego de dados, que serão empregados em ações temáticas coordenadas pela Disciplina de Telemedicina da FMUSP começando por três segmentos: Atenção Primária, Saúde do Idoso e Emergências. «»Para estas ações, será consolidada uma estratégia para implementar o conceito da Educação 3.0, utilizando interatividade móvel baseada no Tablet da Saúde, com conteúdos que poderão ser utilizados por profissionais de saúde e por universitários, tanto em ambiente hospitalar como nas comunidades brasileiras, proporcionando o aprendizado flexível e em serviço»», explicou o Prof. Chao.

«»É uma satisfação firmar esta aliança com uma das melhores faculdades de medicina do país, em uma cooperação que vai gerar benefícios para ambas instituições»», ressaltou o Presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Antonio Carlos. «»Estamos voltados para o desenvolvimento de aplicações em saúde que rodam em redes de conectividade cada vez mais potentes, e agora teremos acesso aos importantes conteúdos da Faculdade de Medicina da USP»», destacou.

Fonte: http://www.telefonica.com.br/ 

Please follow and like us: