Projeto em Sergipe implanta telemedicina no atendimento pediátrico

Telemedicina

Em um país com dimensões continentais como o Brasil, a distância ou a dificuldade de acesso pode ser uma barreira no atendimento médico. Um projeto-piloto da Cisco em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) vai encurtar distâncias e agilizar o atendimento a pacientes. 

Com o uso de telemedicina será possível atender crianças na zona rual e menos povoada de Sergipe, das cidades de Lagarto e Tobias Barreto com o auxilio de hospitais e especialistas de Aracaju, capital do Estado, e de São Cristovão, onde está o campus da UFS. A meta é melhorar o acesso ao atendimento especializado e a qualidade no serviço e na vida das crianças e de suas famílias.

“O sistema de telemedicina servirá a lugares estratégicos do interior do Estado, que necessitam de uma maior preocupação na área da saúde. Lagarto e Tobias Barreto receberão asferramentas tecnológicas que vão melhorar as atividades de nossos profissionais no interior, onde as dificuldades técnicas e hospitalares ainda são muito grandes”, destacou Angelo Antoniolli, reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Projeto-piloto

O anúncio do projeto-piloto acontece durante a I Semana Acadêmico-Cultural da UFS, evento da Universidade voltado à produção do conhecimento e à inovação. 

O projeto faz parte do programa global de responsabilidade social da Cisco “Connected Healthy Children” e combina os esforços da UFS, instituição reconhecida pela excelência em Ciências Médicas, e dos prestadores de assistência médica nos municípios envolvidos. Conta como apoio também da Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e das Prefeituras das cidades de Tobias Barreto e Lagarto.

As consultas das crianças de Tobias Barreto e Lagarto em clínicas de saúde da família serão acompanhadas em tempo real por especialistas no Hospital Universitário de Aracaju e no campus da UFS em São Cristóvão. As equipes médicas poderão avaliar conjuntamente caso por caso, sem que seja necessário saírem de seus municípios. 

De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, 36% da população do Brasil vivem nas regiões Norte ou Nordeste, com menor disponibilidade de especialistas em pediatria. A implantação do projeto “Connected Healthy Children” pode tornar Sergipe um centro de excelência no atendimento pediátrico, espalhando a tecnologia a serviço da saúde.

Graças à qualidade de som e da imagem em alta definição da solução de telemedicina, os especialistas poderão ver e conversar com as crianças, acessar resultados e auxiliar o médico generalista local com uma segunda opinião.

A ideia da companhia é que o projeto-piloto de Sergipe seja um padrão de utilização de tecnologia em saúde pública, tornando o Brasil um centro latino-americano de uma rede internacional de assistência médica infantil.

“O projeto Connected Healthy Children em Sergipe é mais um passo da Cisco em seu compromisso de longo prazo com o Brasil. Os investimentos recentes da empresa no País também contemplam projetos de responsabilidade social, como esta importante iniciativa que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de milhares de crianças e famílias da região”, manifestou Rodrigo Dienstmann, presidente da Cisco do Brasil.

Please follow and like us: