O Brasil tem um prazo de três anos para adaptar-se ao sistema de traçabilidade

Generales

Por Fernando Iván Gámiz

Segundo anunciou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Brasil terá um prazo de três anos para adaptar-se ao novo sistema de traçabilidade de medicamentos – baseado na Ley Nº 11.903/2009-.

O código que acompanhará as embalagens terá três dados principais: o número de identificação brindado pela ANVISA, a data de validez de seu consumo, e o lote e o número de série que identifica cada embalagem individual. 

A modificação contempla o uso de um código Identificador Único de Medicamentos (IUM), constituído por um número individual, não repetitivo, de 13 dígitos, que será colocado na embalagem codificada pela Datamatrix e que também será expresso em caracteres numéricos legíveis. O IUM será gerado e gerenciado pela ANVISA.

Mario Abitbol, líder de Desenvolvimento Saúde de GS1 Argentina, afirmou: “O novo sistema de traçabilidade significa melhorar a transparência de toda a cadeia de abastecimento”. 

Segundo a disposição, as embalagens deverão contar com um código bidimensional e a indústria deverá obter um sistema eletrônico que trabalhe em paralelo com a logística de seguimento. A ANVISA explicou que o monitoramento permitirá saber quem comprou um determinado produto. 

A agência, por sua vez, marcou um prazo de dois anos desde a aprovação do sistema para que cada empresa farmacêutica apresente um relatório de rastreabilidade completo. Por isso a indústria brasileira pediu à entidade reguladora adicionar o GTIN do padrão GS1 para garantir a compatibilidade e interoperabilidade entre sistemas y provedores.

“Argentina, Turquia, Estados Unidos, Brasil e todos os lugares onde se implemente este sistema de traçabilidade dão um passo adiante na luta contra a venda de medicamentos ilegais”, garantiu Abitbol. 

Além disso, o líder de Desenvolvimento Saúde opinou que a medida logrará uma melhor visibilidade de todos os medicamentos que se comercializam. 

Fontes: ANVISA e Mario Abitbol

Please follow and like us: