Uma solução tecnológica que melhora a segurança no diagnóstico e tratamento dos pacientes será implementada no Hospital Israelita Albert Einstein do Brasil, primeiro hospital estrangeiro acreditado pela Joint Commission International.
Trata-se de um sistema de gestão – inédito no Brasil- que permitirá administrar todos os dados de os pacientes hospitalares e ambulatoriais.
“O Albert Einstein é um hospital extremamente inovador em termos de qualidade e avanço tecnológico, e nós procuramos fornecedores com as mesmas características”, comentou o presidente da Instituição, Dr. Claudio Lottenberg.
A Cerner, fornecedor norte-americano de sistemas que integram informação e otimizam processos que eliminam erros e desperdícios, é a empresa seleccionada para levar adiante a implementação do sistema.
“Nossa prática clínica é centrada no paciente. A tecnologia integrada da Cerner vai agregar mais eficiência à nossa prática e incrementar a segurança do paciente”, conclui Lottenberg.
A solução escolhida, chamada Cerner Millennium, permitirá que o prontuário eletrônico do paciente esteja corretamente armazenado e disponível à equipe médica e assistencial. Por sua vez, oferecerá gerenciamento simultâneo de vários itens: desde a entrada e a alta do paciente, como o controle dos protocolos clínicos e registros de administração de medicamentos; até a gestão dos recursos disponíveis – por exemplo, quartos de internação, quantidade de especialistas por área em cada plantão, entre outros-.
«»A implementação do Cerner Millenium, pela primeira vez em língua portuguesa, não é apenas uma mudança tecnológica, mas também uma oportunidade para a revisão da prática clínica, de forma que profissionais de saúde e tecnologia trabalhem de forma sinérgica»», disse Marcos García, vice-presidente e diretor geral da Cerner para Espanha e América Latina.
Também comentou que, do ponto de vista médico, a solução facilitará o acesso às informações necessárias para a tomada de decisão clínica e ajudará a reduzir a incidência de erros e o tempo gasto com tarefas administrativas.
«»Nós compartilhamos a visão do Hospital Israelita Albert Einstein, de que a combinação entre a boa gestão e a tecnologia da informação de categoria internacional pode melhorar a qualidade do atendimento e a eficiência de um hospital, para o benefício de sua equipe e de seus pacientes»», ressaltou Garcia.
A primeira fase do projeto consistirá na tradução da ferramenta, o treinamento dos usuários na nova tecnologia e a implementação dos fluxos de trabalho de cada uma das áreas do Einstein – como documentação clínica, prontuário eletrônico, farmácia, gerenciamento de leitos, faturamento, emergência, UTI, Oncologia, Cardiologia, Medicina Diagnóstica, Centro Cirúrgico entre outras áreas-.