Um dos principais obstáculos em saúde materno-infantil é a escassez de profissionais especializados, treinados, equipados, capacitados e localizados nas comunidades rurais, que por certo possuem taxas elevadas de mortalidade. No Afeganistão, por exemplo, há entre uma e duas parteiras por cada 15 mil mulheres adultas.
Midwives Connect é um aplicativo m-Health que utiliza a tecnologia de resposta interativa de voz para dar assistência aos profissionais dedicados a atender as grávidas e recém-nascidos em zonas rurais.
Segundo os desenvolvedores explicaram, o projeto do app baseou-se nos resultados de projetos de saúde materna realizados no Afeganistão. Contudo, o idioma e os conteúdos podem ser adaptados facilmente a países e contextos que experimentam desafios similares de saúde.
Como funciona?
A cada dia, o aplicativo contacta os médicos através dos seus celulares para confirmar informação importante sobre o fluxo de trabalho. Assim, contempla o lugar da assistência, o número de pacientes atendidos e de partos realizados, e as solicitações de diagnóstico e interconsultas a outros especialistas. Além disso, registra a quantidade de mortes maternas e/ou infantis e suas possíveis causas.
Por sua vez, através do app, a equipe de supervisão das clínicas e hospitais de cada distrito pode revisar a informação adicionada pelos profissionais em tempo real.
Clique aqui para mais informações.