Canadá financiará projetos de e-Saúde e m-Health no Peru

Generales

Grand Challenges Canadá, uma organização sem fins de lucro financiada pelo governo canadense, anunciou que destinará um apoio econômico de US$ 100,000 para projetos peruanos relacionados com a área da Saúde, entre eles vários do setor e-Health.

As iniciativas que serão subvencionadas, sete em total, pretendem incrementar a qualidade de atendimento à saúde e estarão centralizadas na luta contra enfermidades como tuberculose, pneumonia, diabete, HIV e AIDS.

“Estas novas subvenções fortalecem a relação entre Peru e Canadá através de uma maior cooperação em ciência, tecnologia e inovação”, disse Gisella Orjeda, presidente do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Tecnológica (Concytec) do Peru.

As inovações m-Health que tentam desenvolver no Peru são: um aplicativo móvel que monitore a tosse dos pacientes com tuberculose, um app-termômetro de pé para a detecção precoce de diabete através de dispositivos móveis, e o uso de smartphones para que portadores ou potenciais portadores de HIV dirijam-se aos centros de saúde e realizem controles periódicos.

Por sua vez, o governo canadense financiará um dispositivo de ultrassom de baixo custo e sem imagens, que permitirá detectar casos de pneumonia em lugares remotos e/ou de escassos recursos.

“Estamos orgulhosos de apoiar essas ideias audazes que têm um grande impacto e salvam e melhoram as vidas de crianças, mulheres e homens. Além disso, esses projetos fortalecem a relação entre Peru e Canadá em inovação e saúde global”, destacou Peter Singer, CEO da Grand Challenges Canadá.

Fonte: Grand Challenges Canadá 

Please follow and like us: