O governo de Querétaro apresentou a atualização tecnológica do programa estatal de Telessaúde

Telemedicina

O secretário de Saúde do Poder Executivo do Estado de Querétaro, Mario César García Feregrino, liderou o ato de Atualização Tecnológica do Programa Estatal de Telessaúde no México. 

O funcionário remarcou os benefícios das tecnologias da informação e a comunicação no acesso a serviços de saúde e fez ênfase nos pacientes remotos, que não deverão transladar-se aos grandes centros urbanos para ser atendidos. 

“Estas conquistas representam o esforço de toda a equipe da Secretaria de Saúde, tanto estatal como federal. Com a atualização dos equipamentos de telemedicina é possível realizar um diagnóstico precoce e levar a saúde a todos os lugares do Estado”, explicou.

O encontro, realizado no Teatro Experimental Metropolitano e incluiu uma mostra do funcionamento dos novos equipamentos, contou com a presença de personagens da área pública.

Segundo Feregrino, a ferramenta contribuirá para reduzir o isolamento profissional dos médicos que prestam seus serviços em lugares distantes, que por sua vez terão acesso a conteúdos educativos, capacitações e atualizações por meio de videoconferências.

Por sua parte, o responsável pelo Programa Estatal de Telessaúde, Juan Manuel Mijares García, expressou que o Plano Querétaro 2010-2015 estabelece os alinhamentos estratégicos para incentivar o desenvolvimento das TIC na área da Saúde.

De fato, indicou que até dia 31 de maio de 2014 foram realizadas mais de 2.300 consultas. Com a atualização do programa e do equipamento busca-se aumentar a quantidade de beneficiários, quer dizer, chegar a mais cidadãos que tenham dificuldades para acessar os serviços médicos especializados.

Por último, fez um breve percurso do desenvolvimento do programa: em 2010 começou a especialidade Dermatologia, em 2011 acrescentaram Psiquiatria, para junho de 2012 implementou-se a Clínica da Dor e Cuidados Paliativos, e no ano seguinte a de Medicina Integrada.

Fonte: Governo de Querétaro

Please follow and like us: