Um aluno inventou sapatos que vibram quando detectam objetos próximos

Generales

Juan Manuel Bustamante, um aluno do Colégio Industrial N° 4 de Rio Gallegos, Argentina, criou uns sapatos com sensores ultrassônicos para ajudar pessoas cegas ou com visibilidade reduzida. 

O dispositivo, nomeado Duspavoni por seu inventor, emite vibrações logo após medir a distância entre o usuário e os objetos que se encontram ao seu redor. Por isso, poderia substituir a bengala convencional.

Bustamante explicou que o protótipo detecta objetos de qualquer material e que o nível de intensidade das vibrações determina o grau de proximidade ou distância do objeto.

«»Tenho uma amiga com problemas visuais e ela me mostrou que entre os 10 e 25 anos costuma-se gerar umarejeição à bengala. Foi por isso que eu me propus criar um dispositivo mais discreto, para que se sintam mais cômodas, e assim foi como surgiu o sapato, já que é o mais comume se utiliza todo o dia»», explicou o aluno.

Como funciona?

O dispositivo está montado dentro da sola do par de sapatos e contém três sensores ultrassônicos: um na parte frontal, outro na zona lateral, e um terceiro na franja posterior. Estes sensores enviam ondas que, ao bater contra os objetos emquestão, permitem determinar a proximidade ou distância entre o usuário e o obstáculo detectado.

Duspavoni (Dispositivos Ultrassônicos Para Não Videntes) detecta qualquer objeto que esteja a um raio de 25 centímetros do calçado -pessoas, portas, vigas, animais, carros, camas, árvores, entre outros- ede todo tipo -plástico, cimento, metal, mármore, madeira, pano e vidro-.

O sapato, que funciona à bateria, é carregado através de um cabo USB. “Para carregá-lo completamente demora cerca de cinco horas e tem uma duração utilitária de três ouquatro dias”, detalhou Juan Manuel Bustamante.

Please follow and like us: