Raúl Estrada Day: O expediente clínico universal é pouco viável no Estado 

Historia clínica electrónica (HCE)

Por César Orta (*)

Apesar de que os Serviços de Saúde de Zacatecas (SSZ) reportam um avanço importante na digitalização dos expedientes de seus beneficiários, o titular da dependência, Raúl Estrada Day, considerou que a realização de um expediente clínico universal não seria viável no Estado.

O funcionário indicou que a proposta de criar um expediente digital que possam consultar todas as instituições de saúde em Zacatecas é uma ação complicada e custosa, pois requereria um investimento mínimo no estado de 155 milhões de pesos mexicanos.

Além da aquisição dos cartões como expediente cadastrado –que custam em média 150 pesos mexicanos- teriam que contratar uma nova plataforma, instalar outro software e capacitar os funcionários.

“Vejo isso pouco viável por muitas razões, o custo é muito elevado, e o IMSS e o ISSSTE são entes federais e as Legislaturas locais não possuem autoridade sobre elas; às vezes há ideias muito interessantes mas é preciso estuda-las”, expressou.

Grande avanço para 2015

Com respeito ao expediente digital, o qual é trabalho desde há vários anos, Estrada Day informou que o estado é um dos mais avançados neste tema. De fato, calcula-se que os SSZ terão os expedientes clínicos de seus beneficiários totalmente digitalizados em 2015.

O funcionário estatal detalhou que todos os expedientes de primeiro nível -de consultas básicas- já foram digitalizados em sua totalidade e que os de segundo nível –especialidades- levam um avanço de 55%.

“A digitalização dos expedientes clínicos permite um acesso mais rápido e eficiente para o atendimento dos pacientes. Ao invés de ter um manuscrito acessamos uma base de dados e assim qualquer médico pode tratar o paciente, ver diagnósticos e tratamentos”, detalhou Estrada Day.

Por último, o diretor geral dos SSZ disse que nos hospitais de Fresnillo e Zacatecas registra-se um maior avanço; nos hospitais comunitários dificultou-se mais a digitalização do expediente, mas se contempla que para 2015 conclua o trabalho. 

(*) O artigo do autor foi publicado originalmente em ImagenZac.  

Please follow and like us: