Impulso de um mestrado de tripla titulação sobre e-saúde na Bolívia e no Equador

Generales

A apresentação realizou-se no marco da celebração da Jornada Internacional de Formação em Telemedicina, desenvolvida durante a última semana de Julho, na qual as três universidades analisam os desafios e oportunidades que a e-saúde oferece e suas aplicações potenciais nos sistemas sanitários do século XXI.

 

O novo mestrado terá uma duração de dois anos e enquadra-se no projeto impulsado pela UOC e o Ministério de Educação e Cultura da Espanha para criar um Cluster Ibero americano de Cooperação Universitária em Saúde (CICUS).

 

O objetivo desse cluster é criar uma rede universitária para a cooperação e o intercâmbio de informação sobre e-saúde e telemedicina que permita o seu desenvolvimento e implementação como uma forma de dar resposta aos atuais problemas de sustentabilidade que os sistemas de saúde enfrentam. Durante a apresentação do projeto também serão expostos os resultados de uma pesquisa exploratória realizada entre funcionários médico do Equador sobre o uso das TIC na prática clínica.

 

Sobre o CICUT

Na Jornada também será apresentado oficialmente o Cluster Ibero americano de Colaboração Universitária em Telemedicina (CICUT), ao qual a Universidad Andina Simón Bolivar (UASB) incorporou-se recentemente. Esta plataforma, liderada pela UOC, tem como objetivo possibilitar e facilitar a cooperação e o intercâmbio de informação e conhecimento útil entre os grupos expertos formadores e investigadores que a conformam; isso, no que se refere à formação virtual e à investigação sobre saúde eletrônica e, particularmente, sobre telemedicina.

 

O CICUT aspira a aglutinar sob as suas asas as melhores universidades da América Latina; entre os seus membros encontram-se a Universidade de Caldas (Colômbia), a Universidade de Guadalajara (México), a Universidade Austral do Chile (Chile), a Universidade de São Francisco de Quito (Equador), a Universidade Autônoma do Estado do México (México) e a Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (México). Esta rede temática pretende converter-se em um referente mundial na área da formação superior e virtual sobre saúde eletrônica, em geral, e sobre telemedicina, particularmente.

Fonte: UOC

Please follow and like us: