Mais de 200 empresas provedoras de tecnologias médicas participarão da ExpoHospital 2012

Generales

A exposição contará com a presença de empresas internacionais de países já confirmados como os Estados Unidos, Suécia, Dinamarca, Bélgica, França e Paquistão, entre outros.

A convocação está destinada a profissionais de hospitais, clínicas, associações, centros de diagnóstico, laboratórios, colégios profissionais o mundo acadêmico.

Nesta segunda versão, estima-se um aumento de 30% de expositores relacionados à área da saúde pública – privada.

A mostra contará com um Círculo de Negócios que permitirá fomentar redes comerciais através de uma agenda de reuniões entre expositores e visitantes.

Durante a Expo Hospital 2012, será realizado o II Encontro Internacional de Saúde no Chile, EISACH, no qual intervirão especialistas de primeiro nível e agentes do setor público dirigidos por autoridades do ministério de Saúde, colégios profissionais, entidades privadas e representantes máximos do mundo universitário como o Instituto de Saúde Pública Andres Bello, UNAB, sócio acadêmico do EISACH e universidades que integram o Comitê acadêmico assessor, com uma participação estimada de 4 mil e quinhentos profissionais do setor que participarão do programa variado que será desenvolvido em 7 jornadas temáticas .

Hector Sanchez, diretor do Instituto de Saúde Pública Andres Bello, UNAB, quem participa ativamente da organização do EISACH 2012, afirma que «»entre as questões importantes que o setor tem hoje é a da qualidade dos serviços ligados à reforma de saúde, já que é uma garantia explícita de que o «»sistema de saúde e o país fez à população»» deve cumpri-la e tem que ver o grau de avanço «». Sanchez explica que, sete anos depois de que a reforma fora publicada é necessário saber o que está acontecendo com o GES- Garantias Explícitas de Saúde, e como está o seu nível de desenvolvimento, para o qual se está requerendo a opinião de expertos e também das autoridades setoriais.

E assinala que, como consequência do envelhecimento e da mudança no perfil epidemiológico, surge outro problema relevante que é a explosão dos custos no sistema de saúde do Chile, que quase todos os países do mundo estão vivendo, alguns mais, outros menos. Por último, diz, há uma questão-chave que deve ser abordada e é a iniquidade no financiamento e no acesso da população e, neste contexto, as reformas pendentes serão analisadas.

Por sua parte Ruben Gennero, assessor da Associação Industrial de Laboratórios Farmacêuticos, ASILFA, enfatiza que outro dos temas vigentes a ser tratado no EISACH 2012, é a sustentabilidade do gasto de medicamentos no Chile, considerando que «»os genéricos que o Instituto de Saúde Pública (ISP) hoje inclui, não consigam acesso ao setor público, pelo qual existe a necessidade de ter uma política consequente com o discurso da autoridade que garanta medicamentos genéricos de qualidade e um gasto racional dos mesmos, e que considere bioequivalência como uma iniciativa fundamental, com a qual estamos absolutamente comprometidos «». A ExpoHospital é patrocinada pelo Governo do Chile através do seu Ministério de Saúde, Fonasa e a Superintendência de Saúde, Clínicas do Chile A.G; a Associação de Clínicas e Provedores de Saúde Privados A.G, Colégio Médico do Chile; Colégio de Enfermeiras do Chile e Colégio de Cirurgiões Dentista do Chile.

Informações www.expohospital.cl 

Please follow and like us: