Avanços no atendimento remoto de pacientes com doenças respiratórias

Telemedicina

A Federação Espanhola de Empresas de Tecnologia de Saúde (Fenin) e o Centro de Pesquisa Biomédica em Rede de Doenças Respiratórias (CIBERES) se reuniram no I Fórum de Transferência e Inovação do CIBER de Doenças Respiratórias, no âmbito da VI Conferência Científica do CIBERES.

 O objetivo centralizou-se em favorecer o intercâmbio de projetos e ideias entre pesquisadores e diretivos de empresas que beneficiem a identificação de possíveis interesses comuns e colaborações para o desenvolvimento de soluções que visem melhorar a qualidade de vida dos pacientes que precisam de assistência respiratória.

Entre as conclusões que emergiram como resultado de diferentes debates destacam-se as seguintes:

– O incumprimento terapêutico é uma das principais razões do fracasso no tratamento. A falta de acompanhamento tem sérias implicações na saúde do indivíduo e um forte impacto nas despesas de saúde.

 – O uso de plataformas de telemedicina de fácil manejo resolveriam este problema, permitindo que pacientes e médicos estejam conectados e cumprir objetivos de saúde confortavelmente desde casa.

 – As técnicas de diagnóstico das doenças respiratórias são uma área em crescimento. Estima-se que apenas 30% dos pacientes com problemas respiratórios tenha sido diagnosticado.

 – Favorecer o desenvolvimento e a comercialização de novas técnicas e dispositivos destinados a facilitar o diagnóstico e melhorar o tratamento das doenças respiratórias é o objetivo deste fórum organizado pela Fenin e o CIBER de Enfermidades Respiratórias (CIBERES).

 Graças aos avanços sucessivos nos tratamentos das doenças respiratórias – localizadas entre as 10 principais causas de mortalidade no mundo-, as pessoas afetadas desfrutam de uma maior autonomia e bem-estar, algo impensável há alguns anos atrás. «»As terapias respiratórias domiciliares provaram ser custo-efetivas, mas não podemos ficarmos lá e impedir a sociedade de novas soluções tanto na parte diagnóstica como na da monitoração e tratamento das doenças respiratórias»», disse Lluís Blanch, coordenador da Plataforma Transferência Tecnologia do CIBERES.

 Por outro lado, Angel Lanuza, coordenador da Plataforma Espanhola de Inovação em Tecnologia de Saúde, destacou o alto impacto de saúde, econômico e social que doenças respiratórias crônicas possuem, como a DPOC ou a apneia do sono, em nossa sociedade. «»De fato, o estudo publicado em Maio de 2011 por Fenin, intitulado ‘Eficiência e os benefícios das terapias respiratórias domiciliares’ confirma-se a economia que implica uma assistência domiciliar na saúde, assim como o aumento da qualidade de vida e a satisfação do paciente, já que permitem um melhor estilo de vida e evitam internações desnecessárias «», destaca Lanuza.

 

Fonte: www.fenin.es

 

Please follow and like us: