O prontuário médico digital já está implementado em todos os centros de Saúde do município de Tigre

Historia clínica electrónica (HCE)

Com o objetivo de acelerar os tempos do processo assistencial, faz sete anos que Tigre impulsionou o sistema de registros médicos eletrônicos. Começou a operar nos Centros de Atendimento Familiar e de Saúde (CAFyS) dos bairros de Troncos de Talar e de Don Torcuato; hoje em dia funciona em todos os hospitais municipais e em cada um dos CAFyS zonais, e representa um investimento de mais de 2 milhões de pesos anuais. 

Julio Zamora, prefeito de Tigre, garantiu: “Continuamos aprimorando este eixo tão importante que são as novas tecnologias adaptas ao setor da saúde. É fundamental para nossa comunidade continuar modernizando-se para dar uma resposta imediata e mais efetiva”.

O prontuário médico, adaptado aos vizinhos e armado em função do grupo familiar, centra-se no uso dos médicos. De fato, a ferramenta permite que cada vizinho conte com sua informação sanitária no momento de sua consulta, independentemente do estabelecimento que recorrer.

Como benefícios secundários, a implementação erradicou o uso do papel como suporte de armazenamento de dados, tirou dos pacientes a responsabilidade de levar consigo seu prontuário médico a cada centro de saúde e dotou de maior legibilidade as fichas médicas. 

Malena Galmarini, secretária de Política Sanitária e Desenvolvimento Humano de Tigre, destacou: “Neste caso, a tecnologia nos ajuda a trabalhar nas políticas preventivas de saúde, investindo de uma forma mais inteligente que impacta diretamente na saúde dos vizinhos”.

Toda a informação sanitária está armazenada nos servidores de Tigre com o objetivo de proteger a confidencialidade dos dados e cada usuário pode solicitar seu próprio prontuário médico, completo ou parcial, a seu médico ou em qualquer estabelecimento.

Proximamente, também poderão acessar seus dados básicos através de internet desde qualquer dispositivo móvel. A respeito disso, Galmarini expressou: “Não se trata de atender a quem padece uma enfermidade, trata-se de dar a todos os vizinhos o mesmo acesso e as mesmas oportunidades”.

O sistema, lançado em 2008, já funciona nos 24 centros de saúde do município e efetua mais de um milhão de consultas por ano.

Please follow and like us: