E-Health Reporter esteve presente no congresso internacional de e-Saúde e Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), da SBIS.

Generales

 

Por Daniela Chueke

No 25º aniversário da sua criação, num 19 de novembro de 1986, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde, concentrou a maior quantidade de participantes nun evento que reuniu os mais prestigiosos cientistas, profissionais e representantes da indústria da TI em saúde do Brasil.

O presidente da SBIS, Cláudio Giuliano, foi o encarregado de inaugurar o congresso bianual que nesta edição congregou à maior quantidade de participantes de todos os anos: «»Tivemos uma crise de sucesso”, brincou ao indicar que os tutoriais, nos que se expus e debateu-se sobre importantes temáticas , desenvolveram-se a sala cheia.  

Renato Sabbatini, presidente do Congresso anunciou 3 projetos de forte impacto que a SBIS pôs em funcionamento durante este ano e que consolidará durante o 2012:

1. A certificação de sistemas de registros eletrônicos de saúde, um programa realizado em parceria com o Conselho Federal de Medicina, do Brasil.     

2. O projeto de professionalização em informática em saúde, Protics, destinado a capacitar os profissionais para se especializarem nessa área e inspirado em modelos como os de HIMSS, AMIA E IMIA.

3. Iniciar um projeto de transição no desenvolvimento das atividades da SBIS, que foi criada como una associação de base puramente acadêmica e atualmente, procura também ser uma associação de atuação profissional, espalhando seus alcances.

((subtitulo)) Os assuntos tratados

Os tutoriais referiram-se a Como Implantar um Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), a cargo de Lincoln de Asiss Moura, presidente eleito de IMIA; Como Implantar um Programa de Telesaúde, a cargo de Cleinaldo Costa, Josiane Machiavelli e Magdala Novaes, de Núcleo Telessaude de Amazônia e Nutes UFPE, respectivamente; Saúde Móvil: conceitos e aplicações, por Abel Magalhaes (SBIS), Como Preparar-se para a Certificação Profissional da  SBIS, por Renato Sabbatini; Governo de TI e Usabilidade: elementos de sucesso e uma História Clínica Electrônica, a cargo de Umberto Tachinardi e Eneida Mendonça, da Universidade de Wisconsin-Madison, Estados Unidos; Padrões de Terminologia em Informática em Saúde para Brasil, a cargo de Daiane Maciel (SPA Saúde), Deborah Castilho (SMS-SP) e Jussara Rotzsch (ABNT-CEEIS); Introdução à Saúde, Componentes e Aplicações a cargo de Guilherme Hummel (eHealth Summit); Certificação Digital para Registro Electrônico de Saúde (RES): Como implementá-lo?, a cargo de Gustavo Kiatake de e-Val.

Também apresentaram-se outros importantes temas como o novo  modelo de negócio baseado no   Cloud Computing, a acargo de Cláudio Giuliano, e experiências práticas como a de UPA Imbiribeira na aplicação de tecnologia da empresa MV, por Crisitiana Melo e Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP),de Cerner, por seu representante americano Roy Simpson, do Cerner Corporation.

Além do mais participaram em forma presencial, Shelagh Malony, do Canada Health Infoway e, mediante teleconferências, importantes referentes internacionais: Edward Shortliffe, da AMIA, Estados Unidos, Denis Protti, da University of Victoria, Canada e Otto Rienhoff, University of Tuebing, Alemanha.

Please follow and like us: